quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Ruptura dos Dogmas - Galileu



Todas as religiões têm pontos fundamentais e indiscutíveis que são chamados dogmas, em que as pessoas acreditam apenas pela fé e não os põem em causa, simplesmente os aceitam.

Especialmente no sistema cristão esses pontos fundamentais onde se baseiam essas crenças são defendidos por teólogos com afirmações de que esses verdades só podem ser entendidas por aqueles que são iluminados pelo espírito santo sendo isso também mais um dogma cristão.

Todos os que não aceitam ou não acreditam nesses conceitos são rotulados de infelizes que não receberam as graças de Deus ou que não conheceram a jesus. Por essa razão são criados novos dogmas para defender os dogmas já existentes.

Todos nós nos perguntamos quando e que esses dogmas são verdadeiros e se necessitamos dele? Será que a verdade tem que ser dogmatizada? Se a verdade estiver dogmatizada será que isso e bom? E será que realmente precisam dos dogmas?

Foi durante o sec.XVII que alguns teólogos desejavam uma confirmação sobre algumas teorias religiosas que eram tradicionalmente e forçosamente aceites a cerca de 1500 anos e para conseguirem isso ajudaram a desenvolver a ciência que utilizava uma nova maneira de pensar mais apurada em busca da verdade.

Essa nova ciência não só não comprovou como ainda contestou alguns dogmas centrais da igreja. Esses teólogos tinham duas opções aceitar as novas evidências ou ignora-las e reafirmar que as escrituras foram reveladas por deus e continuar como estava isso resultou na ruptura entre a velha religião e a nova ciência.

Por tratarem de assuntos da mesma natureza diferem totalmente em relação á forma de conhecimento métodos e a mentalidade.

A mentalidade religiosa é completamente oposta á ciência, que se baseia no que e racional a mentalidade religiosa tem uma atitude passiva pois espera uma resolução milagrosa dos problemas.

Nas diversas religiões existem varias afirmações que são aceites e sem serem postas em causa tal como a reencarnação do buda, o criacionismo ou a ressurreição de cristo pois nas diversas religiões os dogmas são verdades absolutas reveladas pelo ser divino portanto não podem sequer ser postas em causa.

As divergências da religião e a ciência podem se resumir ao cepticismo versus crença e analisando essa divergência notamos que tal desacordo fundamental não são as conclusões mas sim a maneira de chegar até ela.

Na ciência parte se do princípio de uma questão e através da razão da lógica e de experiências tentando chegar a uma conclusão. O princípio da ciência é “o poder do conhecimento está na evidência e na razão, que são sujeitos a erros “por isso a verdade é relativa e qualquer teoria pode ser sempre melhorada modificada ou mesmo anulada.

A ciência admite que não e infalível que é imperfeita por isso progride e se afasta dos dogmas pois tudo é analisado com cepticismo, pois uma teoria que não passe num exame céptico não pode ser verdadeiro.

Os métodos de investigação religiosa soa totalmente diferentes da ciência pois a religião já parte de uma conclusão. Pois o poder do conhecimento é dado a alguém ou a um livro que alegadamente tem poder de verdade imutável e universal que vai justificar a sua fé desviando se da logica e da razão ou de qualquer coisa que diga que não e bem assim e que a sua opinião é inválida, as autoridades religiosas quer sejam pessoas ou entidades são responsáveis por defender essa verdade com suas armas o medo a crença arbitrária e o irracionalismo.

Na ciência já não e bem assim não existem dogmas mas sim um conjunto de leis e teorias que são fundamentados em fenómenos naturais. E ao assumirem se como comunidade científica diz que aceita como praticamente verdadeiros os conhecimentos científicos e praticamente porque admitem que a ciência pode conter erros por isso são passiveis de ser rejeitadas e ou aperfeiçoadas no futuro.

Galileu Galilei nasceu em Pisa em 15 de Fevereiro de 1564 e morreu em Florença a 8 de Janeiro de 1642 foi físico e matemático astrónomo e filósofo italiano.

Este senhor foi fundamental na revolução científica pois desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, melhorou significativamente o telescópio refractor com o qual descobriu as manchas solares, as montanhas da lua, as fases de Vénus quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de saturno e as estrelas da via láctea.

Estas descobertas foram decisivas na defesa do heliocentrismo. Foram essas e muitas outras descobertas e o corte com o método aristotélico deram- lhe o nome de “pai da ciência moderna”.

Galileu foi um dos excelentes alunos da escola dominical de Vallembrosa e teve mesmo a intenção de ingressar no monastério mas seu pai não lhe permitiu, depois estudou matemática mas também não finalizou o curso.

Durante o curso de medicina que ele descreveu descobriu o isocronismo do pêndulo chegando a conclusão de que o seu período não depende da massa, mas sim apenas do comprimento do fio.

Foi em Pisa que realizou as suas experiências mais conhecidas da queda de corpos em planos inclinados nas quais demonstravam que a velocidade não depende do peso foi com essas mesmas experiências que se aproximou do que seria mais tarde conhecida como a primeira lei de Newton.

Embora não tenha sido ele o inventor do telescópio mas foi o primeiro a fazer uso científico dele.

Foi ao usar o telescópio e a fazer observações astronómicas com ele descobriu assim que a via láctea é composta de miríades de estrelas e que afinal não era uma emanação como se pensava na altura, e outras. Todas essas descobertas foram feitas em Março de 1610 e comunicadas num livro (“ o mensageiro das estrelas “) em Março do mesmo ano em Veneza.

A observação dos satélites de Júpiter levaram-no a defender o sistema heliocêntrico de Copérnico.

A repercussão das suas descobertas astronómicas foi imediata, a quando da sua publicação do sidereus nunciusele foi nomeado matemático e filosofo grã-ducal, sem obrigação de ensinar.

A publicação do seu trabalho trouxe não só reconhecimento como também trouxe várias polémicas. Com a acusação de se ter apossado de uma descoberta que não era sua (telescópio) todas as suas descobertas foram postas em causa.

Quando foram novamente avaliadas as suas descobertas um dos avaliadores de nome Cremonini recusou se a olhar mesmo pelo telescópio enquanto o matemático bolonhês António Magini (que viria a ser o inspirador da acusação contra galileu) sem negar a utilidade do instrumento, defendeu a inexistência das descobertas.

Mais tarde Magini e outro astrónomo do vaticano (Christoph Clavius) mudaram de ideias. Inicialmente havia afirmado que as descobertas não passavam de ilusões de óptica criadas pelas lentes que foi na época muito difícil de contradizer pois as lentes não só aumentavam como desfocavam as imagens.

Em 1611 Galileu foi chamado a Roma para que apresenta se as suas descobertas ao colégio romano dos jesuítas entre os quais se encontrava o futuro Papa Urbano VIII do qual ficou amigo e o cardeal Roberto Bellarmino que vem a reconhecer as suas descobertas.

O que Galileu não sabia que a 19 de Abril o cardeal Roberto Bellarmino havia encarregado os matemáticos vaticanos de fazer uma relação sobre as novas descobertas feitas por “um valente matemático por meio de um instrumento chamado canhão ou melhor óculos” e que a Congregação do santo oficio no dia 16 de maio decidiu questionar as relações que haveria entre Galileu e Cesare Cremoni que em tempos tinha sido suspeito heresia pela inquisição de Pádua.

Em Março de 1614 completou os estudos sobre o método para determinar o peso do ar calculando o seu peso como mínimo mas diferente de zero.

De facto o ar é cerca de 760 vezes mais leve que a água mas os estudiosos da época pensavam que o ar não tinha peso nenhum.

Foi entre 1613 e 1615 que Galileu algumas cartas (as famosas carnas copérnicas) nessas cartas Galileu falou sobre as suas descobertas inovadoras que criaram um grande escândalo nos meios conservadores da época.

Criou uma divisão de apoiantes e opositores nas principais universidades de Itália, as mais polémicas são as que transcrevem alguns passos da Bíblia que eram interpretados a luz do heliocentrismo para o qual Galileu ainda não tinha provas científicas conclusivas foi ai que começou um problema bem grande para gGalileu.

Em 1616 a inquisição disse que a teoria heliocêntrica que dizia que o sol é o centro imóvel do universo era uma heresia e que a terra se move essa estava teologicamente errada contudo nada fora dito a nível científico.

Foi então proibido falar de heliocentrismo como uma realidade física mas só se podia falar disso como sendo uma hipótese matemática.

Galileu foi novamente convocado a Roma para expor os seus novos argumentos tendo assim oportunidade de defender as suas ideias perante o tribunal do santo oficio dirigido por Roberto Bellarmino que decidiu não haver provas suficientes para concluir que a terra se movia e por isso aconselhou Galileu a abandonar a defesa dessa teoria excepto como ferramenta matemática para descrever os movimentos dos corpos celestes mas galileu insistiu em ir mais longe nas suas ideias foi então proibido de divulgá-las ou ensiná-las.

Num livro que escreveu posteriormente dedicado ao novo papa que era seu amigo coloca em causa muitas ideias de Aristóteles sobre o movimento uma delas é sobre os corpos pesados que caem mais depressa que os leves. Defendeu que os objectos tanto os leves como os pesados caem com a mesma velocidade na ausência de atrito.

O livro era também uma resposta a uma polémica em que defendia o modelo cosmológico segundo a qual a terra era o centro do universo segundo o qual a terra estava fixa no centro mas que os outros planetas e astros giravam em torno do sol que por sua vez girava em torno da terra.

Foi neste contexto que Galileu escreveu mais um livro que defendia o sistema heliocêntrico.

O papa sugeriu que Galileu escrevesse um livro em que o hélio e o geocentrismo fossem tratados de igual modo e que as suas opiniões fossem igualmente defendidas e aceitou dar -lhe o Imprimatur caso fosse esse o caso.

Em 1630 já com a obra terminada foi até ao Vaticano apresenta-la ao papa. Este fez apenas uma breve leitura e entregou o compendio aos censores do vaticano para avaliar se estava de acordo com o decreto de 1616, mas devido a instabilidades das coisas e em particular a ignorância dos censores em astronomia levaram a um atraso significativo na avaliação da obra porque na verdade o livro voltava a encalhar em aspectos dos defensores do geocentrismo.

Galileu era um cristão fervoroso mas tinha uma personalidade conflituosa e viveu numa época atribulada em que a igreja católica era bastante rígida com a doutrina para fazer frente a reforma protestante.

O papa sentiu que tinha sido ultrapassado a aceitação e convocou galileu a Roma para ser julgado mas apesar de galileu estar já bastante doente enfrentou um longo julgamento foi condenado a renunciar publicamente as suas ideias e á prisão por tempo indefinido. Os seus livros foram todos censurados e proibidos e isso só aconteceu porque atreveu-se a quebrar com os dogmas e ao enfrentar a inquisição sofreu as consequências.
Mas apesar de tudo conseguiu publicar os seus livros e fazer algumas experiência nos Países Baixos, que já não estavam sob a lei da igreja católica pois o protestantismo já a tinha substituído, mostrando assim como a quebra dos dogmas pode ser aceite por uns mas criticada por outros.

Helena Marecos

Sem comentários:

Enviar um comentário