Todas as religiões têm pontos fundamentais
e indiscutíveis que são chamados dogmas, em que as pessoas acreditam apenas pela
fé e não os põem em causa, simplesmente os aceitam.
Especialmente no sistema cristão esses
pontos fundamentais onde se baseiam essas crenças são defendidos por teólogos
com afirmações de que esses verdades só podem ser entendidas por aqueles que
são iluminados pelo espírito santo sendo isso também mais um dogma cristão.
Todos os que não aceitam ou não acreditam
nesses conceitos são rotulados de infelizes que não receberam as graças de Deus
ou que não conheceram a jesus. Por essa razão são criados novos dogmas para
defender os dogmas já existentes.
Todos nós nos perguntamos quando e que
esses dogmas são verdadeiros e se necessitamos dele? Será que a verdade tem que
ser dogmatizada? Se a verdade estiver dogmatizada será que isso e bom? E será
que realmente precisam dos dogmas?
Foi durante o sec.XVII que alguns teólogos
desejavam uma confirmação sobre algumas teorias religiosas que eram
tradicionalmente e forçosamente aceites a cerca de 1500 anos e para conseguirem
isso ajudaram a desenvolver a ciência que utilizava uma nova maneira de pensar
mais apurada em busca da verdade.
Essa nova ciência não só não comprovou como
ainda contestou alguns dogmas centrais da igreja. Esses teólogos tinham duas
opções aceitar as novas evidências ou ignora-las e reafirmar que as escrituras
foram reveladas por deus e continuar como estava isso resultou na ruptura entre
a velha religião e a nova ciência.
Por tratarem de assuntos da mesma natureza
diferem totalmente em relação á forma de conhecimento métodos e a mentalidade.
A mentalidade religiosa é completamente
oposta á ciência, que se baseia no que e racional a mentalidade religiosa tem
uma atitude passiva pois espera uma resolução milagrosa dos problemas.
Nas diversas religiões existem varias
afirmações que são aceites e sem serem postas em causa tal como a reencarnação
do buda, o criacionismo ou a ressurreição de cristo pois nas diversas religiões
os dogmas são verdades absolutas reveladas pelo ser divino portanto não podem sequer
ser postas em causa.
As divergências da religião e a ciência
podem se resumir ao cepticismo versus crença e analisando essa divergência
notamos que tal desacordo fundamental não são as conclusões mas sim a maneira
de chegar até ela.
Na ciência parte se do princípio de uma questão
e através da razão da lógica e de experiências tentando chegar a uma conclusão.
O princípio da ciência é “o poder do conhecimento está na evidência e na razão,
que são sujeitos a erros “por isso a verdade é relativa e qualquer teoria pode
ser sempre melhorada modificada ou mesmo anulada.
A ciência admite que não e infalível que é
imperfeita por isso progride e se afasta dos dogmas pois tudo é analisado com
cepticismo, pois uma teoria que não passe num exame céptico não pode ser
verdadeiro.
Os métodos de investigação religiosa soa
totalmente diferentes da ciência pois a religião já parte de uma conclusão.
Pois o poder do conhecimento é dado a alguém ou a um livro que alegadamente tem
poder de verdade imutável e universal que vai justificar a sua fé desviando se
da logica e da razão ou de qualquer coisa que diga que não e bem assim e que a
sua opinião é inválida, as autoridades religiosas quer sejam pessoas ou
entidades são responsáveis por defender essa verdade com suas armas o medo a
crença arbitrária e o irracionalismo.
Na ciência já não e bem assim não existem
dogmas mas sim um conjunto de leis e teorias que são fundamentados em fenómenos
naturais. E ao assumirem se como comunidade científica diz que aceita como
praticamente verdadeiros os conhecimentos científicos e praticamente porque
admitem que a ciência pode conter erros por isso são passiveis de ser
rejeitadas e ou aperfeiçoadas no futuro.
Galileu Galilei nasceu em Pisa em 15 de Fevereiro
de 1564 e morreu em Florença a 8 de Janeiro de 1642 foi físico e matemático
astrónomo e filósofo italiano.
Este senhor foi fundamental na revolução
científica pois desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento
uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo a lei dos corpos e enunciou o
princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, melhorou
significativamente o telescópio refractor com o qual descobriu as manchas
solares, as montanhas da lua, as fases de Vénus quatro dos satélites de Júpiter,
os anéis de saturno e as estrelas da via láctea.
Estas descobertas foram decisivas na defesa
do heliocentrismo. Foram essas e muitas outras descobertas e o corte com o
método aristotélico deram- lhe o nome de “pai da ciência moderna”.
Galileu foi um dos excelentes alunos da
escola dominical de Vallembrosa e teve mesmo a intenção de ingressar no
monastério mas seu pai não lhe permitiu, depois estudou matemática mas também
não finalizou o curso.
Durante o curso de medicina que ele descreveu
descobriu o isocronismo do pêndulo chegando a conclusão de que o seu período
não depende da massa, mas sim apenas do comprimento do fio.
Foi em Pisa que realizou as suas experiências
mais conhecidas da queda de corpos em planos inclinados nas quais demonstravam
que a velocidade não depende do peso foi com essas mesmas experiências que se
aproximou do que seria mais tarde conhecida como a primeira lei de Newton.
Embora não tenha sido ele o inventor do
telescópio mas foi o primeiro a fazer uso científico dele.
Foi ao usar o telescópio e a fazer
observações astronómicas com ele descobriu assim que a via láctea é composta de
miríades de estrelas e que afinal não era uma emanação como se pensava na
altura, e outras. Todas essas descobertas foram feitas em Março de 1610 e
comunicadas num livro (“ o mensageiro das estrelas “) em Março do mesmo ano em
Veneza.
A observação dos satélites de Júpiter
levaram-no a defender o sistema heliocêntrico de Copérnico.
A repercussão das suas descobertas
astronómicas foi imediata, a quando da sua publicação do sidereus nunciusele
foi nomeado matemático e filosofo grã-ducal, sem obrigação de ensinar.
A publicação do seu trabalho trouxe não só
reconhecimento como também trouxe várias polémicas. Com a acusação de se ter
apossado de uma descoberta que não era sua (telescópio) todas as suas
descobertas foram postas em causa.
Quando foram novamente avaliadas as suas
descobertas um dos avaliadores de nome Cremonini recusou se a olhar mesmo pelo
telescópio enquanto o matemático bolonhês António Magini (que viria a ser o
inspirador da acusação contra galileu) sem negar a utilidade do instrumento,
defendeu a inexistência das descobertas.
Mais tarde Magini e outro astrónomo do
vaticano (Christoph Clavius) mudaram de ideias. Inicialmente havia afirmado que
as descobertas não passavam de ilusões de óptica criadas pelas lentes que foi
na época muito difícil de contradizer pois as lentes não só aumentavam como
desfocavam as imagens.
Em 1611 Galileu foi chamado a Roma para que
apresenta se as suas descobertas ao colégio romano dos jesuítas entre os quais
se encontrava o futuro Papa Urbano VIII do qual ficou amigo e o cardeal Roberto
Bellarmino que vem a reconhecer as suas descobertas.
O que Galileu não sabia que a 19 de Abril o
cardeal Roberto Bellarmino havia encarregado os matemáticos vaticanos de fazer
uma relação sobre as novas descobertas feitas por “um valente matemático por
meio de um instrumento chamado canhão ou melhor óculos” e que a Congregação do
santo oficio no dia 16 de maio decidiu questionar as relações que haveria entre
Galileu e Cesare Cremoni que em tempos tinha sido suspeito heresia pela
inquisição de Pádua.
Em Março de 1614 completou os estudos sobre
o método para determinar o peso do ar calculando o seu peso como mínimo mas
diferente de zero.
De facto o ar é cerca de 760 vezes mais
leve que a água mas os estudiosos da época pensavam que o ar não tinha peso
nenhum.
Foi entre 1613 e 1615 que Galileu algumas
cartas (as famosas carnas copérnicas) nessas cartas Galileu falou sobre as suas
descobertas inovadoras que criaram um grande escândalo nos meios conservadores
da época.
Criou uma divisão de apoiantes e opositores
nas principais universidades de Itália, as mais polémicas são as que
transcrevem alguns passos da Bíblia que eram interpretados a luz do
heliocentrismo para o qual Galileu ainda não tinha provas científicas
conclusivas foi ai que começou um problema bem grande para gGalileu.
Em 1616 a inquisição disse que a teoria
heliocêntrica que dizia que o sol é o centro imóvel do universo era uma heresia
e que a terra se move essa estava teologicamente errada contudo nada fora dito
a nível científico.
Foi então proibido falar de heliocentrismo
como uma realidade física mas só se podia falar disso como sendo uma hipótese
matemática.
Galileu foi novamente convocado a Roma para
expor os seus novos argumentos tendo assim oportunidade de defender as suas
ideias perante o tribunal do santo oficio dirigido por Roberto Bellarmino que
decidiu não haver provas suficientes para concluir que a terra se movia e por
isso aconselhou Galileu a abandonar a defesa dessa teoria excepto como
ferramenta matemática para descrever os movimentos dos corpos celestes mas
galileu insistiu em ir mais longe nas suas ideias foi então proibido de divulgá-las
ou ensiná-las.
Num livro que escreveu posteriormente
dedicado ao novo papa que era seu amigo coloca em causa muitas ideias de
Aristóteles sobre o movimento uma delas é sobre os corpos pesados que caem mais
depressa que os leves. Defendeu que os objectos tanto os leves como os pesados
caem com a mesma velocidade na ausência de atrito.
O livro era também uma resposta a uma
polémica em que defendia o modelo cosmológico segundo a qual a terra era o
centro do universo segundo o qual a terra estava fixa no centro mas que os outros
planetas e astros giravam em torno do sol que por sua vez girava em torno da
terra.
Foi neste contexto que Galileu escreveu
mais um livro que defendia o sistema heliocêntrico.
O papa sugeriu que Galileu escrevesse um
livro em que o hélio e o geocentrismo fossem tratados de igual modo e que as
suas opiniões fossem igualmente defendidas e aceitou dar -lhe o Imprimatur caso
fosse esse o caso.
Em 1630 já com a obra terminada foi até ao
Vaticano apresenta-la ao papa. Este fez apenas uma breve leitura e entregou o
compendio aos censores do vaticano para avaliar se estava de acordo com o
decreto de 1616, mas devido a instabilidades das coisas e em particular a
ignorância dos censores em astronomia levaram a um atraso significativo na
avaliação da obra porque na verdade o livro voltava a encalhar em aspectos dos
defensores do geocentrismo.
Galileu era um cristão fervoroso mas tinha
uma personalidade conflituosa e viveu numa época atribulada em que a igreja
católica era bastante rígida com a doutrina para fazer frente a reforma
protestante.
O papa sentiu que tinha sido ultrapassado a
aceitação e convocou galileu a Roma para ser julgado mas apesar de galileu
estar já bastante doente enfrentou um longo julgamento foi condenado a
renunciar publicamente as suas ideias e á prisão por tempo indefinido. Os seus
livros foram todos censurados e proibidos e isso só aconteceu porque atreveu-se
a quebrar com os dogmas e ao enfrentar a inquisição sofreu as consequências.
Mas
apesar de tudo conseguiu publicar os seus livros e fazer algumas experiência
nos Países Baixos, que já não estavam sob a lei da igreja católica pois o
protestantismo já a tinha substituído, mostrando assim como a quebra dos dogmas
pode ser aceite por uns mas criticada por outros.
Helena Marecos
Sem comentários:
Enviar um comentário